Resultado Perícia INSS 2021: Consulta pelo CPF

O INSS é uma sigla para o Instituto Nacional do Seguro Social, um órgão administrador e coordenador da aposentadoria, pensão, auxílio-doença e outros benefícios dos trabalhadores brasileiros que contribuem com a previdência social. Para receber muitos desses benefícios, é necessário fazer perícia médica, daí a importância do beneficiário de saber o Resultado Perícia INSS 2021. Por isso, nesse artigo, ensinaremos abaixo como consultar o resultado Perícia INSS pelo site da Previdência, sem precisar sair de casa.

Resultado Perícia INSS 2021

Resultado Perícia INSS 2021


Sobre o INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social recebe as contribuições mensais dos trabalhadores, que podem ser vinculados a uma empresa ou autônomo. O INSS organiza essas contribuições e faz o pagamento de:

  • Aposentadorias;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • BPC-LOAS;
  • Salário Família;
  • Salário Maternidade;
  • E outros direitos que estão previstos na lei da previdência.

O órgão é estilo a um seguro social, em que as pessoas contribuem mensalmente no seu período trabalhado e no final recebem uma aposentadoria todo mês para uma velhice com mais qualidade de vida, além de outros tipos de benefícios.

O valor é descontado diretamente na folha de pagamento do trabalhador ou ele paga por um carnê como autônomo. O valor descontado depende do salário de cada contribuinte e pode variar de 8% a 11%.

Instituto Nacional do Seguro Social

Instituto Nacional do Seguro Social


Consulta Resultado Perícia INSS 2021 pela Internet

Após a perícia, o cidadão pode consultar o andamento do resultado da perícia do INSS do benefício pela internet, através do site do INSS. Para isso, é necessário:

  • Acesse esse link;
  • Ter em mãos o número do requerimento do agendamento da perícia;
  • Ter em mãos também o nome completo, data de nascimento e CPF;
  • Digitar o código da imagem;
  • Clicar em “confirmar”.
Consulta Resultado Perícia INSS 2021 pela Internet

Consulta Resultado Perícia INSS 2021 pela Internet


Como funciona a Perícia INSS

Além da aposentadoria e pensão, o INSS também possui o benefício de auxílio-doença e auxílio-acidente. O indivíduo que está incapaz de continuar trabalhando por causa de uma doença ou acidente pode requerer o benefício.

Antes, o trabalhador precisava ir até uma agência do INSS e entrar com o pedido de auxílio-doença ou auxílio-acidente. Só que o fluxo de pessoas nas agências é muito grande.

  • Dificultando o atendimento;
  • Ocorrendo demora de horas e horas;
  • Enfrentamento de filas e;
  • Outros tipos de dificuldades.
Perícia Médica INSS

Perícia Médica INSS

Muitos desses trabalhadores muitas vezes até perdiam o dia, afinal não conseguiam o atendimento.

Para dar mais qualidade ao atendimento, agilidade, segurança e comodidade, o INSS agora possui um sistema de agendamento online, em que o trabalhador pode acessar o site da previdência social ou ligar na central de atendimento para realizar o agendamento.

Com o dia, local e hora marcados, o trabalhador terá rapidez no atendimento e um atendimento personalizado. No dia da perícia, o empregado deverá levar o comprovante de agendamento, o requerimento gerado pelo sistema com o carimbo e assinatura da empresa e outros documentos necessários de acordo com o link https://portal.inss.gov.br/informacoes/auxilio-doenca/.


Quem tem Direito a Receber Benefícios da Perícia

De forma indenizatória o auxílio acidente é pago aos trabalhadores que sofreram algum acidente de trabalho, o qual tenha resultado alguma consequência permanente, que reduza suas capacidades.

Para ter direito ao benefício, o empregado não necessita de carência, basta ter contribuído no momento do acidente.

No caso do auxílio doença, é preciso que o trabalhador esteja com alguma doença que o deixe incapacitado de exercer suas funções. Para ter direito ao benefício, é necessário que o segurado comprove carência de 12 meses.

É no momento da perícia, que estes auxílios são examinados, e então avaliados pelo médico perito, o qual irá determinar se o trabalhador receberá ou não o benefício.


Agendamento de Perícia INSS

Muitas pessoas ainda não sabem, mas existe um agendamento para perícia INSS. Com o avanço da tecnologia, diversos serviços se tornaram mais fáceis.

Por meio do site MEU INSS, é possível que o cidadão marque um dia e horário disponível na agência mais próxima para realizar a perícia médica. Dessa maneira, é possível se preparar com antecedência para se dirigir a agência da Previdência Social somente no dia marcado.

Como Agendar Perícia INSS

Para marcar o agendamento INSS de perícia médica, o trabalhador deverá ter o direito de receber o benefício de auxílio-doença ou acidente. Para conseguir, o empregado deverá ter em mãos os documentos que comprovam a sua incapacidade de trabalhar.

Como Agendar Perícia INSS

Como Agendar Perícia INSS

O requerente também pode agendar a sua perícia médica pelo telefone da central de atendimento do INSS.


Telefone INSS

Caso você tenha dúvidas a respeito do resultado da perícia INSS, poderá ter informações através da central de atendimento da Previdência Social.

  • Telefone para contato: 135.
  • Horário de atendimento: de segunda a sábado, das 7h às 22h.