Prova de Vida INSS 2021: Quem tem direito, Prazo e Como agendar

A continuidade na lista dos beneficiários do INSS é possível com o cumprimento dos critérios impostos por este órgão, sendo que um dos requisitos do INSS é que todos os beneficiários façam a Prova de Vida INSS 2021 para que continuem a usufruir do seu benefício. Continue conferindo os próximos tópicos deste post e saiba do que se trata a prova de vida INSS e quem precisa passar por esse procedimento.

Prova de Vida INSS 2021

Prova de Vida INSS 2021

Quem Deve Fazer a Prova de Vida INSS

A finalidade da Prova de Vida INSS é confirmar se o beneficiário ainda está vivo ou não, e por regra o procedimento é obrigatório para todos os segurados do INSS que auferem dos seus benefícios por via de:

  • Uma conta corrente;
  • Conta poupança;
  • Ou ainda pelo cartão magnético.

Agora, no caso de beneficiários que estejam fora do país durante o período determinado para a realização da prova, será preciso cadastrar uma procuração junto ao INSS 2021 antes de seguir viagem, caso já esteja no exterior, a procuração poderá ser emitida por meio da embaixada.

Prazo para Realizar a Prova de Vida

Os beneficiários precisam fazer a prova de vida toda vez ao ano, e esse procedimento é feito na data definida pelo banco do cidadão. Cada banco apresenta formas distintas de fazer a distribuição dos prazos que devem ser observados para o atendimento na prova de vida.

Há instituições financeiras que usam a data de nascimento do beneficiário para poder agendar a data da prova de vida, enquanto outros bancos usam o mês posterior ao vencimento do prazo da última prova de vida feita pelo beneficiário.

Por isso, é preciso que os cidadãos abrangidos fiquem atentos aos canais de informação de seus bancos. A divulgação do calendário a ser seguido para a prova de vida é divulgada por lá junto com outras informações necessárias no processo.

Prazo para Realizar a Prova de Vida

Prazo para Realizar a Prova de Vida

Como Agendar a Prova de Vida INSS 2021

O agendamento para a prova de vida INSS 2021 pode ser feito por meio da internet, bastando para isso usar o site do Meu INSS ou ligar para a central de atendimento do INSS pelo número 135.

Lembrando que essa opção também vale para pessoas com dificuldades de locomoção ou acima de 80 anos de idade, que podem solicitar a realização da prova de vida em suas residências.

Lembrando que no momento do agendamento pelo Meu INSS será preciso anexar os documentos solicitados diretamente na plataforma, o que não é necessário no agendamento por via telefônica, onde os documentos são apresentados no dia do atendimento presencial.

Como Agendar a Prova de Vida INSS 2021

Como Agendar a Prova de Vida INSS 2021

Prova de Vida pela Internet

Por ser um procedimento que requere a presença do beneficiário, a prova de vida INSS 2021 não pode ser realizada inteiramente por meio da internet. Há necessidade de o beneficiário comparecer fisicamente ao local de atendimento ou enviar um procurador para o fazer.

Mesmo assim, ainda vale lembrar que é possível usar os canais do INSS disponíveis na internet para fazer o agendamento de seu atendimento, e dessa forma tornar mais fácil todo o procedimento que deve ser seguir para a realização desta prova.