Procuração INSS 2021: Tipos, Prazo de Validade

A procuração INSS é usada em muitos para resolver algum problema ou até mesmo para fazer alguma solicitação, especialmente quando você não pode comparecer a unidade. No entanto, como já era de se imaginar, muitas dúvidas rodeiam esse tipo de documento, que gera diversos questionamentos. Por esse motivo, abaixo você encontra mais informações importantes referentes a procuração INSS 2021.

Procuração INSS 2021

Procuração INSS 2021

Procuração INSS

É necessário entender do que se trata esse documento, logo a procuração nada mais é que um documento que possibilita que a parte interessada em um benefício ou processo, seja substituída por outra pessoa.

Dessa forma, ela se torna responsável por praticar todos os atos que seriam apenas de responsabilidade do titular daquele direito. Então, para tornar tudo mais simples de se entender, é basicamente o ato de se fazer representar através de uma outra pessoa que tem todo direito de agir como titular.

✓ Consulte as atualizações das tabelas:

Por conta disso, esse é um documento que só pode ser passado para uma pessoa que você confie bastante. Assim sendo, essa transferência de poder através da procuração INSS 2021 precisa ser feita com as informações pessoais das duas pessoas.

Procuração do INSS

Procuração do INSS

Logo, nele vai constar os dados de quem está transferindo o poder e também da pessoa que estão recebendo.

Além dessas informações pessoais, é preciso deixar evidente no documento os direitos que estão sendo transferi


Tipos de Procuração INSS 2021

Entendendo esse conceito, é o momento de conhecer os tipos de procuração do INSS. No geral, existem dois tipos de procuração INSS, veja abaixo então sobre cada uma delas.

Tipos de Procuração INSS 2021

Tipos de Procuração INSS 2021

Procuração Pública

Essa é uma procuração que é desenvolvida e registrada em cartório e que pode ser feita por qualquer pessoa interessada.

Dessa forma, ela tem por obrigatoriedade ser realizada quando a pessoa ou representante é considerado analfabeto, não tendo assim condição de fazer a assinatura do documento. Dessa forma, este poderá enviar um representante ao INSS 2021 para realizar qualquer procedimento necessario.

Procuração Particular

Por sua vez, a procuração particular deve ser desenvolvida pela pessoa interessada. Nesse caso, é possível acessar o site do INSS, que você pode acessar aqui, para ter um acesso ao formulário, visando exatamente facilitar a utilização.

Inclusive, no caso da procuração particular, não há necessidade de fazer o registo em cartório.

Por conseguinte, se você escolher esse tipo, basta levar um documento com foto de ambas as pessoas para fazer essa comprovação, como, por exemplo:

  • RG ou;
  • Carteira de Habilitação.

Lembrando que se a assinatura for diferente ou houver qualquer tipo de desconfiança de fraude, poderá ser solicitado o reconhecimento de firma do titular.


Prazo de Validade da Procuração INSS 2021

Outra dúvida muito comum é com relação ao prazo de validade da procuração do INSS. Assim sendo, no caso da procuração para recebimentos de valores, por exemplo, o prazo é de cerca de 12 meses.

Contudo, esse é um prazo que pode facilmente ser renovado antes que a procuração atinja a sua data de vencimento. O bom é que para fazer essa renovação não é preciso emitir um novo documento.

Sabia mais sobre o INSS:

Afinal de contas, é necessário apenas apresentar novamente os documentos oficiais de ambos.

No mais, se o representa solicitar a revogação ou a renúncia dela, a validade do documento tem fim naquele mesmo momento.