Ouvidoria INSS 2021: Telefone, 0800 INSS, Central de Atendimento

O INSS recebe milhares de pedidos todos os dias, sem contar as dúvidas, agendamentos e outros serviços, por isso nem todos os problemas são resolvidos com efetividade. Percebendo isso, o órgão resolveu criar a Ouvidoria INSS 2021, um espaço que o cidadão possa deixar reclamações, sugestões, denúncias ou elogios.

É uma forma de estar mais perto e ao mesmo tempo garantir que os usuários tenham atendimento de qualidade. Todo cidadão precisa conhecer seus direitos e por isso saber da existência da Ouvidoria INSS 2021 é importante. Confira todos os detalhes em nosso artigo de hoje.

Ouvidoria INSS 2021

Ouvidoria INSS 2021

O Instituto Nacional do Seguro Social, também conhecido como INSS, é o órgão responsável por pagar benefícios ao trabalhador, por exemplo:

Telefone da Ouvidoria INSS 2021

A forma mais fácil e que chega ao alcance para muitas pessoas, é fazer sua reclamação, denúncia, sugestão ou elogio via ouvidoria. O telefone INSS disponível para esse recurso é o 135.

  • Ligando para esse número de segunda a sábado das 7 às 22 horas, o cidadão consegue ser atendido e o melhor de tudo, a ligação é totalmente gratuita.
  • O extenso horário de funcionamento é pensando em oferecer para o público um atendimento mais efetivo.
Telefone INSS

Telefone INSS


Como Fazer Reclamação INSS

Existe mais de uma forma de realizar a reclamação na Ouvidoria do INSS, como mencionado, a forma mais simples é pelo telefone.

  • Quem mora em Brasília pode realizar a reclamação / denúncia em forma presencial da sede do local, o processo pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8 até às 18 horas.
  • Agora, se você não mora na capital pode utilizar outras formas de fazer essa reclamação, elogio ou sugestão através de carta, mesmo não sendo algo muito utilizado hoje em dia, é uma forma funcional de ter respostas.
Como Fazer Reclamação INSS

Como Fazer Reclamação INSS

Para fazer esse procedimento envie para a caixa postal: 09526, CEP: 70040 – 976, Brasília / DF.

✔ Veja também como encaminhar o recurso INSS 2021.

Reclamação INSS pela Internet

Não podemos esquecer ainda que existe a possibilidade de fazer qualquer reclamação, elogio, sugestão e afins, através da internet, com certeza a forma mais prática.

  • Para isso é só acessar ao link oficial: inss.gov.br/ouvidoria
  • Dentro da página clique em “cadastrar ou consultar manifestação”;
  • Depois desse processo deve responder à pergunta feita pelo sistema: “Você já possui uma manifestação cadastrada na ouvidoria?”.
Reclamação INSS pela Internet

Reclamação INSS pela Internet

Termine seguindo todos os passos para a formalização do seu processo.


Denúncia INSS

Como mencionado, o canal de ouvidoria serve tanto para uma reclamação do processo, como para algo mais sério, como uma denúncia.

A denúncia serve para casos mais sérios, como o conhecimento de um processo ilícito dentro do órgão.

É preciso ter certeza do que está fazendo, lembrando que é um procedimento sério.

Ao ouvir as denúncias os responsáveis vão apurar os fatos.

Denúncia Anônima INSS pode ser descoberta?

Não. A denúncia anônima não pode ser descoberta, o órgão garante total sigilo e proteção quanto a isso.


Tempo de Resposta Ouvidoria INSS 2021

O tempo de resposta da Ouvidoria INSS 2021 depende de diversos fatores, de acordo com a lei, o órgão possui 60 dias para responder a denúncia ou a reclamação que foi feita por meio desse canal.