Neste post iremos falar sobre o INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, mais especificadamente sobre o INSS 2023 em atraso. O INSS é o órgão administrador da previdência social dos brasileiros e emissor do Guia da Previdência Social (GPS). O mais comum é o recolhimento da previdência social através da folha de pagamento de um empregado de pessoas jurídicas, contudo existem outros tipos de trabalhadores que também pode fazer o recolhimento como autônomos, empreendedores individuais, empregados domésticos, entre outros.
Quando o empregado paga o INSS, ele não garante apenas a sua aposentadoria, mas também outros direitos como auxílio-doença caso aconteça de o empregado precisar, salário maternidade, invalidez e outros tipos.

INSS 2023 em Atraso
Por isso é importante que o empregado não deixe o seu INSS em atraso, pois caso a sua contribuição não esteja em dia os seus direitos estarão comprometidos e ele não terá os benefícios oferecidos pelo INSS.
Conteúdo
INSS
O INSS é o órgão responsável por receber as contribuições dos trabalhadores, e então efetuar o pagamento dos benefícios concedidos pela Previdência Social. O Instituto Nacional do Seguro Social pode ser considerado um seguro, o qual você contribui enquanto está trabalhando.
GPS em Atraso
Os trabalhadores que exercem sua função de carteira assinada, não precisam se preocupar, pois o INSS é descontado diretamente na folha salarial, assim como outros tributos do Governo Federal.
No caso de trabalhadores autônomos, é necessário pagar o INSS indiretamente, através de uma guia de contribuição, o GPS. É importante ficar atento a data de vencimento, para quitar o imposto dentro do prazo.
A Previdência Social permite que o pagamento da Guia GPS seja realizado em atraso, no entanto, terá multa e juros, conforme cálculo de correção sobre valores em atraso.
Deve-se lembrar que, os juros e a multa do não pagamento da guia INSS, é bastante alto. Por conta disso, é necessário que o empregador se mantenha em dia com o pagamento das contribuições.

Guia GPS em Atraso
A Previdência Social é o principal órgão, responsável pelos benefícios pagos aos contribuintes brasileiros. Por meio do INSS os cidadãos do país recebem os benefícios de seu direito.
Confira abaixo quais são eles:
- Pensão por morte;
- Salário Maternidade 2020;
- Aposentadoria;
- Seguro desemprego;
- Salário família;
- Auxílio doença INSS;
- Auxílio reclusão;
- Auxílio acidente;
- Entre outros.

Instituto Nacional do Seguro Social
Todos cidadãos da Previdência Social que estão em dia com suas contribuições tem direito a esses benefícios quando necessário.
Sendo assim, de extrema importância o pagamento em dia das contribuições INSS, evitando qualquer atraso. Pois, se houver atraso no pagamento, o contribuinte não terá direito a dar entrada nos benefícios.
Como Calcular INSS em Atraso
Para consultar e calcular os seus débitos com o Instituto Nacional do Seguro Social, o contribuinte deverá:
- Consultar o site oficial da Previdência Social – http://www.previdencia.gov.br/;
- E preencher todos os dados necessários para rever o quanto deverá pagar.
- A página também mostra outras informações para o cidadão que precisa de mais informações de outros serviços ligados a previdência social.
No mesmo portal o trabalhador poderá encontrar uma opção chamada “como utilizar a tabela” e lá ele conseguirá ter o local correto para fazer o cálculo do débito.
No site da Previdência e especificamente neste link http://www.previdencia.gov.br/servicos-ao-cidadao/todos-os-servicos/gps/forma-pagar-codigo-pagamento-contribuinte-individual-facultativo/ o contribuinte terá acesso para calcular de acordo com a sua contribuição, seja ela facultativa, individual ou comum.
Não está com as contas em dia? Confira também como sacar o PIS atrasado e não perca seu abono salarial.
Como Pagar INSS em Atraso
O órgão da Previdência Social fará toda a consulta no sistema de contribuição do GPS. É normal esquecer de pagar o INSS quando ele é individual, afinal já temos muitas contas do dia a dia para pagar, como água, luz, aluguel, entre outros.
Caso o trabalhador não regularize os seus débitos junto ao INSS, os seus direitos previdenciários estarão comprometidos. Além dos atrasados que o trabalhador precisa pagar, ele poderá ainda pagar uma multa que pode chegar a 20% mais a correção monetária de acordo com o tempo de atraso.
No momento em que acessar o site da Previdência Social, o contribuinte precisa informar o valor do salário mensal atualizado e o mês ou meses dos débitos que estão atrasados.

Como Pagar INSS em Atraso
Para os trabalhadores que fazem o recolhimento do INSS de forma facultativa, pode consultar e calcular os atrasos da previdência no próprio site caso o atraso seja de no máximo seis meses. Caso contrário o trabalhador deverá ir a uma agência da Previdência Social.
Para os contribuintes individuais que desejam recolher seu INSS e deseja se regularizar dentro também dos anos anteriores, poderá ir até uma agência da Previdência Social para que o cálculo seja feito e o início da contribuição seja feita.
Os trabalhadores precisam ter em mãos todos os seus documentos pessoais:
- Identidade;
- CPF;
- Documentos NIT/PIS/PASEP.
Os atrasos também contam com juros de acordo com a taxa Selic e multa por dia de atraso até o pagamento.