Benefício negado pelo INSS: o que fazer

Atualmente todos as pessoas que trabalham de carteira assinada são obrigadas a contribuir pelo INSS. Porém, solicitar seus benefícios após tanto tempo de contribuição pode não ser uma tarefa simples. Entre as principais dificuldades, além da demora, ter o seu benefício negado pelo INSS é algo muito comum. Sendo assim, este breve artigo vai mostrar exatamente o que você deve fazer caso tenha o seu benefício negado pelo INSS.

Benefício negado pelo INSS

Benefício negado pelo INSS

CONFIRA: Tabela INSS 2021.

Benefício negado pelo INSS pode ser solicitado na justiça?

Segundo o próprio presidente da Adec, Mário Miyasaki, a maioria dos trabalhadores que solicitaram na justiça os seus direitos pelo INSS, ganharam a causa.

Ou seja, muitas vezes o benefício negado pelo INSS acontece por ineficiência da autarquia do Governo Federal. Sendo assim, caso você verifique que realmente possui seus direitos, entrar na justiça pode ser uma boa opção.

Quando pedir recurso de benefício negado pelo INSS

Hoje em dia é muito comum que os contribuintes recorram à decisão do INSS ao negar seus benefícios, porém, em alguns casos, isso acontece por falta de conhecimento do mesmo.

Embora não seja todos os casos, nem sempre é uma boa opção recorrer à decisão do INSS, a não ser que você esteja dentro das duas situações abaixo:

  • Em caso de ter solicitado benefício e ter o mesmo negado após a perícia;
  • Quando estiver recebendo o benefício e houver interrupção do pagamento em explicação.

Caso você solicite o recurso novamente e mesmo assim a resposta seja negativa, a opção mais cabível é entrar na justiça, como foi mostrado no tópico anterior.

Como entrar com recurso no INSS

Embora muitos não saibam, hoje em dia não é preciso sair de casa para resolver qualquer problema referente ao INSS, tudo pode ser 100% pela internet, basta ter um dispositivo com internet instável e/ou acessar uma das seguintes opções:

  • Site da Previdência Social, clicando aqui;
  • Agências e postos de atendimento do INSS;
  • Telefone 135;
  • Aplicativo Meu INSS: Google Play (Android) ou App Store (IOS).
Recurso no INSS

Recurso no INSS

Para quem quer entrar com o recurso pela internet, é muito simples, basta acessar o site MEU INSS e você terá acesso a todas as informações necessárias.

Passo a passo entrar com recurso no INSS:

  • Passo 1: Faça Login no “MEU INSS” com seu CPF;
  • Passo 2: Ao acessar, procure a opção “Recursos”;
Como entrar com recurso no INSS

Como entrar com recurso no INSS

  • Passo 3: selecione instância do recurso, se é em 1ª (ordinária) ou 2ª (especial);
  • Passo 4: Pronto, basta confirmar os dados e enviar a solicitação do recurso.

Lembrando-que, além da internet, esse mesmo procedimento pode ser feito no aplicativo MEU INSS pelo seu smartphone, tudo no conforto da sua casa, em 1 clique de distância.

Acompanhar resultado do recurso do INSS

Agora que você já enviou a sua solicitação de recurso, está na hora de acompanhar o resultado que é feito no mesmo site que você solicitou o recurso. Além disso, também pode ser visto pelo aplicativo MEU INSS.

Para acompanhar o resultado do recurso, basta:

  • Acessar o site MEU INSS novamente;
  • Procurar pela opção “Acompanhar Andamento” e pronto.
  • Qualquer atualização sobre o seu recurso irá aparecer nesta página.

Leave a Reply