Aposentadoria Rural 2021: Quem Tem Direito?

A aposentadoria rural 2021 é um dos temas que mais gera dúvidas e questionamentos. No entanto, ao contrário do que muitos acreditam, o tempo em atividade no setor rural pode ser usado sim para a aposentadoria do INSS. Obviamente que para isso é preciso entender do que se trata esse tipo de aposentadoria, conhecendo bem as especificações para saber como funciona e se você realmente tem direito a ela ou não. Então, veja abaixo mais informações sobre aposentadoria rural.

Aposentadoria Rural 2021

Aposentadoria Rural 2021

Aposentadoria Rural 2021

Antes de qualquer coisa é fundamental entender o que consiste em essa aposentadoria rural 2021. Então, segundo a Legislação previdência a atividade no setor rural pode sim ser utilizada como forma de garantir a aposentadoria.

No entanto, como já era de se imaginar, que para que ocorra a liberação desse auxilio, o trabalhador rural deve estar dentro de algumas particularidades. Afinal, ele precisa estar enquadrado nas principais modalidades de aposentadoria e são elas:

Aposentadoria Rural

Aposentadoria Rural


Quem tem Direito a Aposentadoria Rural?

A pergunta sobre quem tem direito a aposentadoria rural é uma das mais comuns e mais presentes.

Isto porque, mesmo sendo uma aposentadoria que abrange diversas atividades rurais, é fundamental que o trabalhador seja capaz de cumprir com algumas condições para poder receber esse tipo de auxílio.

Em todo caso, para tornar mais fácil esse entendimento, veja abaixo quem realmente tem direito a aposentadoria rural 2021:

  • Ter idade mínima de 60 anos para homens;
  • Ter idade mínima de 50 anos para mulheres;
  • Estar dentro da classificação de empregado rural ou ser segurado especial de acordo com a legislação previdenciária;
  • Ter trabalhado no setor rural por um período de 15 anos, seja em regime familiar ou até mesmo individual.

Tempo de Contribuição para Aposentadoria Rural

  • Para que seja possível fazer o recebimento do seu benefício por tempo de contribuição, o empregado rural deve levar em consideração a idade mínima estabelecida pelo INSS 2021, sendo que esse trabalhador deve ter iniciado as suas atividades no mundo rural a partir dos 14 anos de idade.
  • No entanto, vale lembrar que recorrendo através da justiça, por exemplo, é possível que essa contagem tenha início a partir de 12 anos de idade.
  • No mais, a aposentadoria por tempo de contribuição para aposentadoria rural tende a ser utilizada, em grande parte das vezes, na modalidade de aposentadoria hibrida. Ou seja, quando tem o desejo de completar o os 15 anos de contribuição com o INSS, unindo assim o tempo de contribuição rural e urbano.
Tempo de Contribuição para Aposentadoria Rural

Tempo de Contribuição para Aposentadoria Rural


Como Comprovar a Aposentadoria Rural 2021?

Óbvio que para receber o benefício o trabalhador deve comprovar a aposentadoria rural e para isso ele precisa apresentar um documento válido para essa finalidade.

Portanto, pensando em lhe ajudar, veja abaixo o que deve ser apresentado e utilizado para a comprovação:

  • Ficha de alistamento militar ou documento de dispensa;
  • Comprovante de cadastro do INCRA;
  • Certidão de nascimento, casamento ou óbito;
  • Registro do imóvel;
  • Documentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar;
  • Declaração do sindicato dos trabalhadores rurais.