Aposentadoria Proporcional 2021: Como Funciona, Cálculo

As normas estabelecidas pela legislação brasileira são bem simples e fáceis de se entender, mas a aposentadoria proporcional é uma das mais complicadas e que gera muitas dúvidas. Isto porque, como já era de se imaginar, existem algumas particularidades que envolvem esse tipo de benefício, logo é normal que haja questionamentos. À vista disso, pensando em lhe ajudar, veja abaixo as principais informações referentes a aposentadoria proporcional 2021 abaixo.

Aposentadoria Proporcional 2021

Aposentadoria Proporcional 2021

Aposentadoria Proporcional

Antes de qualquer coisa é fundamental entender do que se entende a aposentadoria proporcional.

Nesse sentido, de forma mais geral, esse tipo de aposentadoria consiste em uma forma de permitir uma espécie de antecipação da aposentadoria.

No entanto, para esse tipo de processo é necessário que a pessoa tenha contribuído com o INSS antes da data 16/12/1998.

Aposentadoria Proporcional

Aposentadoria Proporcional

Assim sendo, essa restrição acontece por conta da lei que permitia essa aposentadoria proporcional ter sido banida exatamente na data do dia 16 de dezembro de 1998 através da Emenda Constitucional número 20.

Por conseguinte, só quem consegue receber esse benefício são as pessoas que estão vinculadas à tabela do INSS 2021 na data em que essa lei existia e permitia esse auxílio.

Conheça também:

Como Funciona?

Por se tratar de uma maneira de antecipar a aposentadoria, quem decide fazer a solicitação irá receber um valor bem menor em relação a aposentadoria integral.

Aliás, para ser mais especifico, o trabalhador irá receber 30% a menos do valor que é estabelecido inicialmente do que ele teria direito se tivesse feito a solicitação da aposentadoria integral.

Por conseguinte, nem sempre é algo positivo essa aposentadoria proporcional, já que você perderá o direito de ter o valor integral que receberia se fizesse o pedido da aposentadoria de maneira integral.

Como Funciona Aposentadoria Proporcional

Como Funciona Aposentadoria Proporcional

No mais, é preciso estar dentro dos requisitos para receber esse benefício, sendo os principais:

  • O trabalhador deve preencher todos os requisitos para o recebimento da aposentadoria na data de 16/12/1998 e não há qualquer tipo de limite de idade para ter acesso a esse benefício;
  • Quem não cumpre todos os requisitos inicialmente, deve ter no mínimo 55 anos de idade para homens e 28 anos de idade para mulheres, assim será possível receber a aposentadoria proporcional.

Em razão disso, se você se encaixa nos requisitos, já se torna possível fazer esse pedido da aposentadoria.

Agora se você não se encaixa nos requisitos todos, de acordo com as regras de transição será fundamental realizar o cálculo para estabelecer o período de contribuição.


Cálculo da Aposentadoria Proporcional 2021

Conhecer o cálculo da aposentadoria proporcional 2021 é essencial para que você entenda mais sobre esse benefício.

Dessa maneira, você consegue ter uma noção de quanto irá por mês receber dessa aposentadoria.

  • Assim sendo, quem solicita esse benefício tende a receber apenas 70% do valor da aposentadoria proporcional acrescentado mais 5% a cada ano de contribuição, chegando até 100% no máximo e nunca mais do que isso.
  • No entanto, o INSS 2021 não tende a levar em consideração esses 5%, logo o valor acaba ficando os 70% do que seria o valor da aposentadoria integral.